Diagrama de extremos e quartis. Amplitude interquartil.
COMPETÊNCIAS
1. Representar, tratar e analisar
conjuntos de dados
1.1. Identificar, dado um conjunto de dados numéricos
(sendo ímpar), o «primeiro quartil» (respetivamente «terceiro
quartil») como a mediana do subconjunto de dados de ordem inferior
(respetivamente superior) a na sequência ordenada do conjunto
inicial de dados.
1.2.
Identificar, dado um conjunto de dados numéricos (sendo par), o «primeiro quartil» (respetivamente «terceiro quartil») como a
mediana do subconjunto de dados de ordem inferior ou igual
a (respetivamente superior ou igual a ) na sequência
ordenada do conjunto inicial de dados.
1.3.
Identificar, considerado um conjunto de dados numéricos, o «segundo quartil»
como a mediana desse conjunto e representar os primeiro, segundo e terceiro
quartis respetivamente por 1, 2 e 3.
1.4.
Reconhecer, considerado um conjunto de dados numéricos, que a percentagem de
dados não inferiores (respetivamente não superiores) ao primeiro
(respetivamente terceiro) quartil é pelo menos 75%.
1.5.
Representar conjuntos de dados quantitativos em diagramas de extremos e
quartis.
1.6.
Identificar a «amplitude interquartil» como a diferença entre o 3.º quartil e o
1.º quartil ( 3 – 1)
e designar por «medidas de dispersão» a amplitude e a amplitude interquartis.
2. Resolver problemas
2.1. Resolver
problemas envolvendo a análise de dados representados em gráficos diversos e em
diagramas de extremos e quartis.
ESTRATÉGIAS/ATIVIDADES
A DESENVOLVER
·
Resolução de tarefas do manual e fichas
de trabalho.
·
Uso da calculadora na resolução de
problemas.
·
Resolução de exercícios e problemas
relacionados com a vida corrente ou áreas de outras ciências.
NÚMERO DE
AULAS PREVISTAS (DE 60 MINUTOS)
3 aulas (180
minutos)
AVALIAÇÃO
Sentido de responsabilidade (material,
pontualidade e assiduidade).
Comportamento.
Empenho na realização das tarefas
propostas.
Ferramentas de avaliação definidas em
grupo disciplinar.
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